Manual da iscas de barbela

Nem tudo que tem barbela é meia-água. O termo é normalmente usado para esse tipo de artificial, que pode ser usado da superfície ao fundo

Por Alex Koike

O termo meia-água é genericamente usado para as iscas de barbela, pois normalmente nadam entre a superfície e o fundo. Mas, essas artificiais vão muito além.

Essas artificiais podem trabalhar na superfície, como as wakebaits ou as cranks de superfície, ou chegar a profundidades com cerca de 7 m, como as deep cranks.

Esses plugs podem ser flutuantes (floating), suspending (ou seja, que permanecem na mesma profundidade quando paradas ou afundando lentamente) ou sinking (que afunda).

O tamanho da barbela e o ângulo influenciam a profundidade que ela pode alcançar.

A classificação das iscas de barbela muda conforme o formato do corpo da artificial

Os tipos

Jerkbait: são as iscas que deram origem ao termo meia-água. No Japão são chamadas de minnow e possuem o corpo alongado.

A maioria delas executa ação rolling e um dos trabalhos mais usado é o de toques que ajudam na ação erráticas.

Crankbait: possuem corpo arredondado, que pode ser achatado lateralmente (flat side).

A ação mais comum é a wide woble e o recolhimento contínuo é o trabalho mais usado, criando uma boa comoção dentro da água.

Shad – possuem o formato desse pequeno peixe que é encontrado na América do Norte. A sua ação é a tight woobling. O formato é algo intermediário entre a crank e a jerkbait, um corpo ovalado e achatado lateralmente.

O que é o wobbling e rolling?

Esses são os dois tipos de movimentos que as iscas de barbela costumam fazer durante o trabalho.

São fatores determinantes para essas ações o formato, tamanho e ângulo desse apêndice, além do corpo do plug.

O wobbling acontece quando a água bate na barbela e força o movimento da cabeça da artificial de um lado para o outro.

As cranks costumam fazer um movimento mais amplo (wide), enquanto os shads um mais curto (tight).

Já o rolling (segundo vídeo) é movimento do corpo em que o dorso da isca tomba para os lados – ação encontrada em diversos modelos de jerkbait/minnow.

É importante lembrar que woobling e rolling podem acontecer simultaneamente durante o trabalho da isca. Mas geralmente é uma delas que vai predominar.

Quando usar?

O wide wobbbling produz um deslocamento de água maior e uma vibração mais forte, algo que é extremamente interessante em lugares de águas menos limpas, quando o peixe usa a sua linha lateral para perceber o movimento de suas presas.

Já o tight wobbling é um movimento mais sutil e natural, ideal para peixes manhosos, como quando pescamos em águas mais limpas ou ainda em dias mais frios.

Para finalizar, o rolling é um movimento que ajuda a produzir o reflexo da luz, quando a isca é trabalhada. Por isso é extremamente interessante para a percepção visual do peixe, especialmente em situações de água mais limpa.

Na primeira foto, um tucunaré capturado com uma jerkbait de barbela longa nas águas transparentes do Lago do Peixe (TO). Na segunda, a crankbait foi buscar a jurupoca no fundo do rio. A última foto traz um black bass capturado em um dia ensolarado de inverno