Como pescar em água muito limpa

A transparência da água pode ser um fator que pode atrapalhar a sua pescaria, saiba o que fazer para driblar esse obstáculo

Por Alex Koike

Uma das maiores preocupações dos pescadores quando chegam ao ponto de pesca é a água. Se o nível estiver alto, baixo, suja ou pouca oxigenação, isso pode representar problemas. Até pescar com a água muito limpa pode ser mais difícil.

Você provavelmente já deve ter ouvido que ao encontrar uma situação como a última, é conveniente ficar mais afastado da margem evitando que o peixe veja a embarcação.

Isso tende a funcionar melhor durante as primeiras horas do dia ou ao entardecer. São aquelas três horas em que o sol está mais perto do horizonte, e a incidência da luz na água permite uma boa visualização aos predadores.

Você já deve ter presenciado a fuga do animal ao esboçar um leve movimento de lançar ou trabalhar a isca.

Agora, no período entre 11 h e 15 h, o sol atrapalha a visibilidade do bicho. O predador vai procurar locais com sombras ou de maior profundidade.

Com a visão prejudicada o predador costuma atacar por reação, ou seja, ele percebe a movimentação, vibração e o barulho da isca e a ataca por instinto, mesmo sem identificar se aquilo é uma presa.

Outra dica é trabalhar a isca mais rápido que o normal, desta forma o peixe não terá tempo suficiente para analisar se a sua artificial é uma presa falsa ou não.

Munido dessa informação, lembre-se: se o sol estiver no horizonte com água limpa, afaste-se mais da margem ou obstáculos que desejar lançar a sua isca, e capriche nos arremessos.

Agora, com o sol à pino, abuse das iscas que vibram e fazem barulho. Prefira os modelos com core e pinturas mais neutras e naturais.

Na primeira imagem, com o sol menos intenso, o pescador fica mais afastado das estruturas.
Quando o sol está à pino, o pescador pode se aproximar da estrutura e fazer arremesso mais precisos, pois muitas vezes o peixe vai estar na sombra