Sinalizadores: indispensáveis a sua segurança

Equipamentos muitas vezes desprezado pelos pescadores é fundamental para quem vai pescar embarcado. Conheça um pouco mais sobre os tipos e como usar

Por Leonardo Millen

Se você vai pescar embarcado, saiba que os sinalizadores são um equipamento obrigatório de segurança nos barcos, com um histórico de várias vidas salvas.

Para elucidar a importância desse item, consultamos Pedro Miranda, diretor-presidente da Indios, principal fabricante de sinalizadores e material pirotécnico do Brasil.

Ele explica que os sinalizadores não usam pólvora como fogos de artifício, mas um composto químico que, ao ser acionado, entra em combustão.

Isto faz soltar um pequeno pára-quedas, com luz incandescente, ou um facho de luz intensa ou uma coluna de fumaça colorida na água.

“Eles não explodem. São muito seguros, com instruções claras no rótulo e simples de manusear”, defende o especialista.

Mesmo se o barco contar com GPS, Epirb, rádio VHF e celular os sinalizadores ainda são “úteis” porque eles não dependem de nenhuma energia para funcionar.

Alguns anos atrás, um homem passou mal quando pescava na represa de Guarapiranga e sua esposa tentou desesperadamente chamar a atenção dos outros barcos. Porém, todos pensavam que ela estava apenas acenando.

Quando ela decidiu acionar o sinalizador de fumaça laranja, em segundos as embarcações foram ao seu encontro. Ou seja, o sinalizador salvou a vida do marido dela!

Em 2013, onze pescadores pegaram uma tempestade em alto mar na costa catarinense e naufragaram. Eles só foram salvos quando outro barco que passava ao longe avistou o sinalizador disparado por eles.

“Um sinalizador tem um custo médio de R$100 e 40 meses de validade. Isso dá R$ 2,5 por mês! O sinalizador com paraquedas pode ser visto a 10 milhas e a 30 metros de altura, tanto de dia, quanto de noite e até sob neblina. E a fumaça laranja nem se fala. Diversas pessoas já foram salvas por eles”, defende Miranda.

Os sinalizadores são fundamentais para a segurança, possuem o custo baixo e salvam vidas

Uso obrigatório e correto

As normas de segurança exigidas pela Marinha determinam que qualquer barco, de qualquer tamanho, deve levar sinalizadores a bordo se for navegar na costa ou em alto mar. Em águas abrigadas não é obrigatório, mas recomendável.

Nas costeiras, até 20 milhas da costa, o conjunto obrigatório de seis sinalizadores precisa ser formado por dois sinalizadores de facho manual estrela vermelha, dois foguetes estrela vermelha com paraquedas e dois de sinal fumígeno (de fumaça) laranja flutuante.

Para a pesca oceânica, em alto mar ou até mesmo em canais, como o de São Sebastião (SP), é só dobrar a quantidade.

Para melhor conservação dos sinalizadores, mantenha-os próximo ao assento do piloto em compartimento de fácil acesso, sem umidade e possibilidade de impacto.

É recomendável também não tirá-los do saco hermético de fábrica, que ajuda a mantê-los longe da umidade e é transparente para que seja possível checar regularmente a validade.

Quando o prazo de validade acabar, substitua e entregue os vencidos em qualquer loja náutica que faz o retorno para o fabricante.

Nenhum sinalizador deve ser jogado no lixo comum. Na impossibilidade, abra a embalagem e deixe o sinalizador de molho na água por um dia. Depois é seguro descartá-lo no lixo reciclável.

“Somos o fabricante com 80% deste mercado no Brasil. Nossos produtos seguem rigorosas normas internacionais de fabricação e são certificados pela Marinha. Todos os lotes passam por testes de amostragem”, garante Miranda.

Segundo ele, a maioria dos donos e barcos nunca teve nenhuma orientação de uso e que isso é fundamental. “Nós promovemos palestras e cursos para lojistas e grupos de navegadores e pescadores por todo Brasil.

A conscientização precisa atingir até as crianças porque todos a bordo devem saber quando, qual e como usar corretamente um sinalizador.

É simples e eficiente para chamar a atenção em uma emergência no mar. É só entrar em contato conosco que tentamos viabilizar a ida de um técnico da empresa até o local”, diz o executivo.

Portanto, informe-se e difunda como usá-los em situação de emergência com os amigos e familiares que o acompanham em suas pescarias. A vida agradece.