Como pescar o robalo com camarão artificial

Veja como usar as iscas de fundo e garantir boas fisgadas

Por Pepe Mélega

Com a difusão do uso das iscas softs, a pesca do robalo ganhou novas possibilidades, diga-se de passagem, muito produtivas, como a pesca da espécie com camarão artificial.

Apesar de o formato do aparato bucal de um robalo não ser adequado para buscar comida junto ao solo, as iscas de fundo funcionam bem porque durante o trabalho elas ficam suspensas na coluna d´água por alguns segundos, o que possibilita o ataque do peixe.

Uma boa forma de praticar essa modalidade é usar uma sonda para descobrir os drop offs existentes nas áreas em que se deseja pescar, algo entre 2,5 m a 3 m.

Outra possibilidade é encontrar uma região próxima com estruturas, com coroas de areia ou cascalho. Pontos com 1,5 m são os mais propícios para empregar os camarões montados em jig heads.

A escolha do peso depende de quanto a maré estará correndo. Para a maioria das situações, o ideal é que ele não afunde com rapidez e nem seja levado com facilidade pela corrente, ou seja, deve ficar um pouco suspenso durante o trabalho.

Identifique e mantenha-se na parte mais rasa com a embarcação e explore os degraus, onde a profundidade aumenta.

Trabalhe sua imitação de crustáceo com movimentos verticais, fazendo a sua isca dar pequenos saltos.

Quanto mais próximo do degrau, maior é a possibilidade de captura, que geralmente ocorre após a levantar a isca e ela inicia a queda para o fundo novamente.

Essa técnica é produtiva e recebe a denominação de “pindocar” expressão usada pelos adeptos da pescaria de robalos.

Para fisgar o robalo com camarão artificial é fundamental conhecer o fundo do local de pesca