Tubarão de duas cabeças aparece em São Paulo

Animal encontrado no litoral seria o primeiro tubarão gêmeo siamês da espécie do mundo

A poluição dos oceanos pode ser uma das causas da anomalia no tubarão de duas cabeças.

O peixe encontrado por pescadores entre as cidades de Peruíbe e Itanhaém (SP) foi identificado como sendo da espécie galhudo e seria o primeiro da espécie de duas cabeças do mundo.

O tubarão foi doado para estudo, que foi realizado pelo professor e biólogo Edris Queiroz e pela pesquisadora Luana Felix, do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente de Peruíbe.

“É o primeiro caso do mundo, registrado e documentado na literatura, de um tubarão galhudo gêmeo siamês encontrado na natureza”, explica Edris.

Os pesquisadores descobriram que o peixe apresentava dois corações e duas colunas vertebrais independentes, além de outros órgãos internos duplos, o que levou a conclusão de que seriam gêmeos siameses.

Este é um caso muito raro, algo em torno de 10 casos foram registrados no mundo. Isso acontece porque eles morrem rapidamente, logo após o nascimento, além de serem presas fáceis.

Alerta

Segundo os pesquisadores, não é possível determinar o que causou a anomalia. Porém, a poluição dos mares não está descartada.

“Os tubarões acumulam metais pesados em sua alimentação, e isso pode gerar o que chamamos de uma mutação, uma anomalia”, segundo Edris.

Outra possibilidade seria um problema no útero da mãe, pois a compressão do útero pode fazer um ovo se fundir com outro.

“Com essas novidades, talvez seja possível chamar atenção para os problemas sérios que têm ocorrido nos ambientes marinhos. Esse estudo vai ajudar a buscarmos medidas que auxiliem na preservação e conservação das espécies”, finaliza o professor.

Tubarão de duas cabeças foi encontrado por pescadores no litoral paulista e é o primeiro caso entre a espécie galhudo
Foto/Divulgação: Edris Queiroz