Quando ir devagar na briga com o peixe

Em algumas situações o pescador precisa ter calma e paciência para conquistar o troféu

Por Alex Koike

A maioria dos peixes busca a proteção das estruturas depois de ser fisgada. Nesse momento, é preciso impedir que o predador, evitando que ele entre no obstáculo ou raspe e quebre a linha em algum lugar.

Porém, em algumas situações, trabalhar com um equipamento mais reforçado e freio bem apertado pode levar a perda do troféu.

Trabalhar o peixe com freio ajustado de forma mais branda, deixando o animal mais à vontade para tomar linha pode ser uma técnica valiosa.

Ela é muito empregada quando enfrentamos peixes com a boca mole – como as carpas e as piaparas – ou utilizamos um anzol pequeno, de arame mais fino ou linha de menor libragem.

É importante o pescador ficar atento à pressão imposta ao peixe, caso contrário a linha pode se romper, o anzol abrir ou rasgar a boca do peixe.

É importante que a manutenção do seu molinete ou carretilha esteja impecável, que o freio esteja em perfeito funcionamento, liberando a linha sem trancos.

Você pode usar uma variação dessa técnica para os peixes que buscam a estrutura. Mas, não logo no começo da briga.

Nesse instante, o pescador precisa agir rápido e com contundência para afastar o peixe da estrutura. Alivie a briga quando tiver a certeza de que você está brigando com o peixe em uma área limpa.

Já o pescador Lester Scalon usa uma tática curiosa para o tucunaré-açu. Quando a espécie corre de maneira desenfreada para a estrutura, ele destrava a carretilha e controla o carretel com o polegar.

Segundo o pescador, quando o animal sente pouca resistência, tende a ficar mais calmo. Aproveitando dessa situação, ele começar a recuperar linha de forma suave.

Depois de fisgar um grande peixe e afastá-lo da estrutura, deixar o freio mais solto evita rasgar a boca do peixe

E os peixes que pulam?

A hora do salto é crítica, pois muitos peixes escapam nesse instante e manter um freio mais brando pode ajudar.

Isso acontece porque o peixe se sente mais confortável, tomando linha a hora que quiser e mantém a briga no fundo e assim evitamos o pulo.

Para peixes de maior porte, como os tarpons, essa técnica também é válida. Afrouxe a linha, para tornar menor a pressão no ponto onde o anzol está preso.

Essa atitude evita que o peixe quebre a linha, caso caia em cima dela muito tensionada.

Deixar o freio mais solto ajuda a manter a briga no fundo e evita que o peixe salte