Saiba o que é corixo e como pescar nele

Esse pequeno canal funciona como uma verdadeira praça de alimentação

Por Alex Koike

Basicamente, o corixo é um termo usado para nomear os pequenos canais que ligam as águas de lagoas, baías e alagados com os rios.

Por este motivo, pode-se dizer que são rios perenes formados nas épocas em que as águas começam a abaixar.

Nessa época, é possível ver diversos tipos de predadores como pássaros, lontras e peixes, rodeando a região porque estão atrás dos pequenos peixes que tentam escapar da seca, chegando até o rio.

Esse ponto costuma virar uma verdadeira festa com direito a um banquete farto. O fenômeno acontece em diversas regiões do Brasil, mas a cena é mais conhecida no Pantanal.

É nas proximidades desse encontro de águas que os predadores costumam frequentar.

No caso pantaneiro, os dourados, pintados e cacharas, cachorras e outros peixes costumam ficar de olho, só esperando a comida passar na frente deles.

Para fisgar esses peixes, além do ponto onde o corixo deságua, procure direcionar os lançamentos para as estruturas afastadas da margem, ou seja, ponto em que os predadores ficam para poupar energia, e à espreita de algum forrageiro; locais com diferença abrupta de profundidade e encontro das águas.

No Pantanal, cardumes de lambaris, saguirus, jejus, sardinhas e outras espécies deixam os alagados, por meio do corixo, em direção ao rio