A pesca no encontro das águas

Conheça as características dessa situação e aproveite para fazer uma boa pescaria

Por Alex Koike

Muitos pescadores ficam limitados a explorar apenas os pontos onde existem estruturas de pesca aparentes. Mas há situações em que os cardumes se concentram em uma região aparentemente sem atrativos, como é o caso do encontro de águas.

Os casos mais comuns acontecem quando uma água mais limpa encontra com outra mais suja; uma turbulenta com outra mais lenta; a saída de um canal para um rio (corixo), ou ainda que tenha apenas a diferença de temperaturas.

E isso vale tanto para as pescarias realizadas em água doce quanto para as feitas em água salgada.

Nessas situações, normalmente você pode encontrar uma diferença de nutrientes, oxigenação, condições mais favoráveis à caça e outros fatores para que concentram tanto os forrageiros quantos os predadores.

Se a área desse encontro for muito extensa, pode-se corricar ou pescar de rodada para explorá-la. Para isso, leve a embarcação até o local fazendo-a entrar e sair dessa divisão de águas.

Depois de localizar o ponto de maior incidência de ataques, se preferir, os pescadores podem parar mais afastado para em seguida fazer arremessos no local.

A pesca no encontro de águas pode render muitas fisgadas. Aproveite!