Por que a isca de hélice faz tanto sucesso com tucunaré-açu?

Entenda o motivo de tanta eficiência e dica para não se cansar ao trabalhar essa artificial

Por Alex Koike

Entre as pescaria mais fantásticas que podem ser feitas no Brasil está a do tucunaré-açu com iscas de hélice. Como já dizia a propaganda de um famoso cartão de crédito: “ver um bitelo atacar essa artificial de maneira tão implacável não tem preço”.

Pode-se dizer que essa é a “artificial” do tucunão. Ela pode transformar uma pescaria ruim em uma das melhores de sua vida em questões de segundos.

Hoje é uma das mais usadas por aqueles que desejam fisgar um belo troféu na região amazônica, mas essa prática ainda gera muitas dúvidas, em especial aos iniciantes, que, somadas à suas características de trabalho e ao tamanho da artificial, criaram histórias e mitos em relação ao seu uso.

Por que atrai?

Inicialmente ela foi usada pelos pescadores norte-americanos no final da década de 80, nas primeiras incursões à região amazônica, especialmente para ver os ataques explosivos da espécie.

Essa pescaria logo teve seus primeiros fãs, como Phil Jensen, proprietário da marca Luhr-Jensen, que desenvolveu uma das primeiras hélices para nossos tucunarés, como os famosos modelos Wood Chopper e Amazon Ripper.

Outro viciado em nosso peixe e que vem anualmente para a temporada amazônica no Rio Negro é Terry Jertberg, proprietário da High Roller.

Mas você deve estar se perguntando: por que essa artificial faz tanto sucesso com os tucunões?

A hélice, em vez de apelar apenas para a fome do animal, provoca o ataque por outros estímulos, como o de defesa de território, proteção aos filhotes, irritação, instinto de competição, entre outras.

Quando a hélice rasga a superfície da água, criando um grande distúrbio, ela simula muito bem um peixe em fuga disparada.

O barulho metálico costuma atrair predadores de longas distâncias e pode ser trabalhada de forma contínua, a mais empregada, e intercalada com pequenas pausas, menos comum.

Vá com calma

Eu sei que a ansiedade é grande e difícil de ser controlada; afinal passamos meses planejando e cheios de expectativa até a realização da pescaria.

Mas antes de chegar com tudo logo no primeiro ponto, do primeiro dia de pesca, saiba que trabalhar a isca de hélice é cansativo e exige dedicação do pescador.

É comum ver os pescadores iniciantes e até experientes com bolhas na mão, dores em músculos e partes do corpo que você nem imagina existir. Portanto, use-a com moderação.

Utilize a artificial de modo gradativo. Se preferir, vista as suas mãos com luvas para tornar o movimento mais confortável e ainda proteger essa parte do corpo que fica muito exposta durante a pescaria.

Vá habituando seu corpo até conseguir passar um dia inteiro trabalhando a hélice, que basicamente consiste em, após ser lançada, realizar uma ação sincronizada de puxada de vara e recolhimento de linha que resulte em uma movimentação rápida e agressiva.

Para tornar o trabalho mais confortável, o pescador pode usar luvas ou até esparadrapo nos dedos.

Alguns pescadores dizem que quanto mais violento for o nado mais parece atrair o predador, que a ataca de modo mais explosivo do que qualquer outro modelo.

A isca de hélice é grande, volumosa e exige um esforço maior do pescador para trabalhá-la