Cor de isca: transparentes x sólidas

Saiba em quais situações utilizar cada tipo de pintura

Por Alex Koike

A escolha da cor de sua isca é algo complexo. Muitos fatores influenciam a sua escolha. Mas, basicamente, ela deve se basear no contraste e silhueta da artificial dentro da água.

As artificiais podem ter pinturas transparentes/translúcidas, sólidas (geralmente lisas ou possuem baixíssima transparência) ou até a combinação das duas.

A primeira opção proporciona uma aparência mais real e viva, além de ajuda a simular pequenos forrageiros, isso acontece porque muitos deles são translúcidos.

Já a segunda opção, apesar ter aparência menos real, consegue ter uma silhueta mais definida.

Artificiais transparentes possuem um aspecto mais natural, simulando melhor os pequenos forrageiros

E o que isso importa?

Quando pescamos em águas mais limpas ou quando o peixe está mais desconfiado, sob pressão de pesca, o predador tende a fica mais seletivo.

Nessa situação o peixe arrisca atacar somente o que tem uma aparência mais real, como uma isca translúcida. Ela pode ser o gatilho para despertar o ataque do predador.

Já em dias ensolarados ou com a água mais suja, um plug transparente acaba perdendo o efeito citado acima, ou seja, aqui vale empregar uma artificial de cor sólida, que tende a ficar com uma silhueta mais definida, ajudando o predador a localizá-la.

Vale lembrar que isso não é uma regra, mas parâmetros que podem te ajudar a criar a sua própria metodologia de escolha de cor, variando de acordo com os locais onde você pesca.

Isca de cor sólida consegue ter uma silhueta mais definida quando está no contraluz