O equipamento ideal para a isca de hélice

Dicas para escolher o material e como trabalhar essas eficientes artificiais para os açus

Por Alex Koike

Uma das questões mais polêmicas quando falamos sobre isca de hélice é sobre o equipamento ideal para ela.

Entre as varas, as mais indicadas são os modelos de 5´6´´ a 7´, para linhas de até 25 lb ou 30 lb, com capacidade para lançar iscas de no mínimo 1 oz (28g), que seriam o peso das hélices mais leves do mercado.

Sempre ouço pescadores que dizem preferir os caniços curtos e extremamente rápidos.

Quem usa, explica que eles são mais cômodos porque facilitam o movimento da puxada (não bate na borda do barco) e cansam menos por serem mais leves.

Analisando por esse ângulo, está correto, mas existem outros aspectos que devem ser analisados.

Se por um lado ela é leve por ser mais curta, em compensação é preciso repetir mais vezes o movimento de puxadas do que seria necessário com uma vara mais comprida.

Na minha opinião, a grosso modo, os esforços acabam sendo equivalentes.

Varas mais longas ajudam a conseguir arremessos mais longos e a trabalhar a isca de hélice

Tanto faz usar qualquer tamanho de vara?

A resposta é não. Uma vara mais longa (cerca de 6´6″) tem a vantagem da alavanca, proporcionando um pincho mais longo com menos força e boa potência para fisgadas.

Uma vara dessas ainda protege melhor a linha de um forte impacto na hora do ataque do que protegeria uma vara curta e extremamente rápida.

O impacto do ataque incide diretamente nos nós de emenda e garateias, o que pode ocasionar a quebra desse material.

Para formar o conjunto, use carretilhas de alta velocidade (de 7:1 ou mais), que ajudam a recuperar o excesso de linha de cada puxada.

Já a linha é a multifilamento de no mínimo 40 lb, podendo chegar até 80 lb a 100 lb; e, como líder, flúor ou náilon de 50 lb ou 60 lb.

A carretilha deve ter recolhimento rápido para que o pescador consiga retirar a folga a cada puxada da isca de hélice

Alta performance

Para quem nunca utilizou uma isca de hélice, aqui vai uma dica bastante básica para o trabalha.

Depois do arremesso, recolha o excesso de linha antes de iniciar o trabalho com a vara. Nesse momento procure levar a ponta da vara na direção da isca, para facilitar o inicio da ação.

Em seguida, a puxada com o caniço não deve ser tão longa. O ideal é que com 2 a 4 voltas de manivela você consiga recuperar a linha excedente.

Alguns modelos de hélice podem ter o seu som melhorado com uma simples. Para isso, basta usar o alicate para abrir ou fechar o ângulo das pontas da hélice.

O som ideal é difícil de ser explicado em um texto, mas basicamente é um barulho metalizado, encorpado sem ser agudo nem grave demais.

Durante o trabalho, a isca deve jogar a água para uma altura de 0,5m a 1 m e em círculos também com cerca de 1 m de diâmetro.

Para finalizar, se as garateias traseiras estiverem enroscando na hélice, use duas argolas reforçadas, o que ajuda a manter as duas peças mais longe uma das outras.

Para conseguir o melhor som, o pescador deve abrir ou fechar a ponta da hélice.
Para evitar que a garateia enrosque na hélice, uma dica é usa duas argolas