O que é shad tail e paddle tail?

Ultimamente as duas nomenclaturas são usadas para o mesmo tipo de iscas, mas nem sempre foi assim. Entenda.

Por Alex Koike

Atualmente, shad tail e paddle tail são dois nomes utilizados para classificar o mesmo tipo de cauda de isca soft (inclusive nos Estados Unidos). Porém, nem sempre foi assim.

O Shad tail dava nome ao tipo de rabo achatado, posicionado em um ângulo de 90 graus em relação ao corpo, algo como a letra “L” deitada.

Já o Paddle tail, como a própria tradução sugere, é uma cauda com o formato de um remo, ou seja, parte de um início mais fino, é chato e vai ficando mais larga e arredondada.

Agora, você deve pensar: se os dois nomes são empregados para classificar o mesmo tipo de rabinho, logo, a ação dentro da água deve ser igual, certo? Não.

O shad tail tem uma ação que lembra o movimento de uma mão quando acena ou faz o “tchau”. E o paddle tail tende a fazer um movimento ondulatório.

O shad tail simula com perfeição o nado de um peixinho, para isso basta recolher. Enquanto o paddle tail produz movimentos mais suaves, funcionando muito bem em um trabalho mais lento.

Ambas, normalmente possuem o corpo com o formato de um peixinho e podem ser usadas com anzol simples, anzol com peso na haste, cabeças de jig ou rubber jigs.

Uma forma muito interessante para cobrir grandes áreas com uma isca de apelo bastante natural é justamente trabalhar a isca com recolhimento contínuo.

As duas também funcionam muito bem quando o predador está mais inativo ou quando está numa região com grande pressão de pesca.

Shad tail e Paddel tail possuem formatos diferentes e ações diferentes dentro da água