Saiba o que você vai encontrar embaixo d´água usando a margem como referência

Aprenda a identificar as estruturas de pesca utilizando os sinais que o local te oferece

Por Pepe Mélega

Quando vamos pescar em represas ou lagos artificiais, locais que foram alterados pela mão do homem, é preciso observar bem as margens e seus desenhos para descobrir boas possibilidades de captura.

Uma boa dica é achar trilhas ou estradas antigas que acabam dentro da água.

Mesmo sendo difícil de ser encontrada, quando está submersa, essa formação continua existindo e pode render boas fisgadas.

Nessa situação temos uma linha de condução. Nas laterais dessas regiões existem os famosos drop off, que são uma mudança brusca de profundidade, formando um degrau.

Esses pontos viram uma referência para o predador chegar às partes mais rasas à procura de suas presas, por isso ela é usada por espécies como black bass e tucunarés.

Após localizar a estrada, visualmente ou com ajuda de uma sonda, o próximo passo é saber onde estão as suas paredes.

Geralmente o predador costuma ficar do lado externo da estrada, onde é mais fundo e tem sombras.

Mas, em certas épocas do ano, como as mais frias, o predador poderá ficar na “estrada” – a parte mais alta, aproveitando para se esquentar.

Mesmo sem a sonda, também é possível mapear o local. Para isso use um peso, de preferência redondo, em um caniço de pesca.

Arremesse o peso para ambos os lados e recolha bem devagar, sentindo o fundo.

Há um momento em que o peso vai encontrar mais resistência – nessa hora você saberá que achou a parede e a profundidade está diminuindo.

Com essa referência, você consegue estabelecer uma estratégia para explorar o local e qual a distância que deve permanecer dele.

Em seguida, é começar a lançar sua isca e esperar pelas fisgadas.