Conheça a isca que faz um barulho diferente enquanto “rasteja” e atrai muitos peixes

Noise e Crawler não são iscas novas, mas recentemente a sua fama foi revigorada por causa do grande número de fabricantes japoneses que reviveram este modelo muito interessante e eficiente

Por Alex Koike

Noise (ruído) ou Crawler (rastejante) são as duas nomenclaturas utilizadas para classificar esse tipo de isca de superfície de corpo volumoso e asas – geralmente de metal.

Esse tipo de artificial voltou à tona no mercado japonês nos últimos anos e várias marcas criaram um modelo próprio por causa da sua grande produtividade na captura do black bass.

Por aqui ela também é eficiente para traíras, trairões e tilápias. Pelas características tem jeitão de atrair também aruanãs, matrinchãs, bicudas, dourados e outras espécies.

Trairões, black bass e a traíra são espécies que atacam muito bem as noise e crawler

As iscas desta categoria causam grande comoção na superfície. Elas criam um bastante distúrbio na superfície, fazendo barulho, brilho (quando as asas são metálicas) e deixando um rastro bem atraente.

Dependendo do formato, ela pode imitar um pequeno peixe agonizando na superfície. Já os modelos pequenos imitam insetos caídos na água. E as grandes lembram até pequenos pássaros se debatendo.

O trabalho é simples, basta recolher. A variação que pode ser feita é o “stop and go”, podendo dar uma paradinha perto da estrutura, para em seguida recomeçar a recolher.

Por este motivo é uma isca muito interessante para explorar os pontos de pesca ou para identificar como está o comportamento do peixe.

Outra opção é dar leve toques para que ela apenas simule um inseto se debatendo ou peixe agonizando.

Noise e crawler possuem asas, normalmente de metal, que fazem um barulho diferente quando batem na água. Alguns modelos possuem uma pequena peça metálica na cabeça para fazer um som metálico