Cascudo-zebra ameaçado de extinção se reproduz em laboratório

Peixes oriundos de apreensões de comércio ilegal se reproduziram na Universidade Federal do Oeste do Pará

Por Alex Koike

O Hypancistrus zebra, mais conhecido como cascudo-zebra, acari zebra ou zebra pleco é uma espécie apreciada por aquaristas no mundo inteiro, mas está ameaçada de extinção.

Por isso, em 2015 alguns exemplares apreendidos de comércio ilegal pelo Ibama foram doados ao Laboratório Múltiplo de Produção de Organismos Aquáticos (Lampoa), que fica na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém (PA).

No Lampoa foram mantidos para a realização de pesquisas e se reproduziram naturalmente, após pesquisadores conseguirem criar condições adequadas.

O aquário que contava com cerca de 20 exemplares, ganhou 10 alevinos.

Os peixes de pequeno porte e de coloração diferenciada são endêmicos, ou seja, encontrados apenas em um local, que nesse caso é o Rio Xingu (PA), e sofrem as consequências da instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

De 2016 a 2019

A professora Michelle Fugimura, vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA), desenvolveu o projeto de pesquisa “Reprodução e desenvolvimento de formas jovens da espécie ornamental Hypancistrus zebra em laboratório”.

O projeto foi importante para descobrir como manter o cascudo-zebra em condições adequadas no laboratório, tanto em relação a parâmetros de qualidade de água, como nutricionais.

Apesar da importância, os estudos científicos sobre o peixe ainda são escassos, principalmente em relação à reprodução e ao desenvolvimento de formas jovens em laboratório.

Segundo a pesquisadora, os primeiros relatos de reprodução da espécie ocorreram no ano de 2014, no Laboratório da Norte Energia (atualmente pertencente à Universidade Federal do Pará), localizado no município de Vitória do Xingu.

Com o sucesso da reprodução na Ufopa, as pesquisas serão retomadas em 2021.

Segundo o professor Luciano Jensen, que coordena o Lampoa. “Os novos exemplares possibilitarão a continuidade das pesquisas, visando a produção de um número maior de exemplares para futuros repovoamentos e renovando a esperança que um dia a espécie saia da lista de animais ameaçados de extinção”, conclui.

O cascudo-zebra tem uma aparência diferente e é justamente ela que desperta a atenção dos aquaristas