Corumbá adota pesque-solte e abre temporada de pesca com alta procura por pacotes

Desde 1º de fevereiro a pesca está aberta no Rio Paraguai, para quem solta o peixe

Por Alex Koike

A temporada de pesca está permitida no Rio Paraguai, em Corumbá, a partir de 1º de fevereiro, no sistema pesque-e-solte.

Ainda no dia anterior, as grandes embarcações de turismo partiram do porto da cidade levando grupos adeptos da modalidade – todos passaram por procedimentos de segurança.

Corumbá foi um dos destinos de Mato Grosso do Sul a apoiar integralmente as medidas do Governo do Estado de reduzir a cota de pescado nos rios pantaneiros, trabalhando de forma diferenciada ao adotar o pesque-solte durante toda a temporada.

Hoje, mais de 80% dos 30 barcos-hotéis operam com captura zero e tem a adesão quase unânimes dos pescadores esportivos do Estado e de outras localidades.

Com a nova tendência, a temporada de pesca nos rios pantaneiros dentro da cidade ganhou mais um mês de pesca (fevereiro), em plena piracema, e se tornou uma opção que veio a agregar e atender a demanda do mercado.

A Acert (Associação das Empresas de Turismo de Corumbá) estima que 30% dos barcos-hotéis abriram a temporada de 2021.

A modalidade também é defendida por boa parte dos empresários que atuam no ramo turístico de pesca em Corumbá, pois reforça a conscientização ambiental no Pantanal e impulsiona o turismo.

Mais fiscalização

Equipes da Polícia Militar Ambiental irão reforçar a fiscalização no Rio Paraguai para garantir a prática do pesque-e-solte. Quem for flagrado “matando” o peixe, será preso por pesca predatória.


A única exceção é a pesca de subsistência para o ribeirinho, que pode capturar três quilos ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas. Porém, ele não pode comercializar.

Os infratores podem ser presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de prisão em flagrante, podendo, se condenados, pegar pena de um a três anos de detenção.


A proibição da pesca começou em 5 de novembro de 2020 e vai até 28 de fevereiro.

Para quem pratica o pesque-e-solte a temporada já começou, um mês antes, na região de Corumbá