Como pescar o lambari com isca artificial

Divirta-se com esse pequeno, porém voraz predador, presente em muitos rios e lagos do Brasil

Por Pepe Mélega

Este é um pequeno peixe mais conhecido por ser uma excelente isca do que um predador. Por isso amigo pescador, não se espante: é possível sim pescar o lambari com isca artificial.

Para isso é empregado um diminuto spinner e basta arremessar e recolher para começar a fisgar – mas lembre-se de experimentar velocidades diferentes de recolhimento para se adequar a situação do dia.

Como a artificial é muito leve, é interessante usar uma boia de arremesso que estão disponíveis em três tamanhos.

A número 1 é indicada para um conjunto de molinete, e a 2 e 3 ideal para os conjuntos com carretilha. Por isso é recomendável empregar varas mais longas, de 6’ ou mais.

Na primeira imagem acima, o conjunto utilizado com vara longa e molinete. Logo abaixo, os três tamanhos das boias de arremesso. Do lado, o detalhe da isca na boca do pequeno peixe, que pode chegar a 15 cm

Dicas

Eu usei uma Major Craft de 6’7” Benkei de 4 a 8 lb com um molinete Penn Batlle II 1000 abastecido com multifilamento de 20 lb atada a uma boia de arremesso 1.

Na outra extremidade da boia prenda um pedaço de 1.5 m de monofilamento de náilon 0,16 mm. Na ponta dela amarre a isca usando o nó único.

Com a vara mais comprida fica mais fácil de lançar o chicote longo – ele faz muita diferença, pois se a isca ficar próxima a boia, os ataques à isca diminuem sensivelmente.

Um truque: tenha peso leves, pois não é raro usá-los para afundar mais a isca e assim atingir a zona de conforto onde os lambaris estão comendo. Prenda-o uns dez centímetros de distância do spinner.

Se o lugar estiver cevado, o lambari poderá estar condicionado a essa comida.

Ao localizar visualmente o cardume concentrado explore as bordas dessa aglomeração para ter mais sucesso.

Quando se joga a isca onde estão condicionados a ceva eles até acompanham a isca, mas poucos se arriscam a um ataque. Geralmente quando a artificial sai desse meio, os ataque são mais comuns.

Pontos com ceva são sempre promissores. Localize o cardume para fazer os arremessos em suas bordas. A espécie também se concentra na água limpa (translúcida) e gosta de ficar junto a paus e pedras – como qualquer predador. Não é solitário, anda em cardume e se há comida competem por ela, possibilitando várias capturas