Pirarucu de quase 50 kg é capturado em pescaria de robalo

Fato curioso aconteceu no Espírito Santo. Lado triste da história é a morte do peixe

Por Alex Koike

Um pirarucu de quase 50 kg foi capturado no Rio Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, por Janiel Martins, enquanto tentava pescar robalos.

Janiel de 43 anos é pedreiro e pesca nas horas vagas. O vídeo no qual Janiel segura o animal com dificuldades viralizou na internet.

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do planeta, pode alcançar os 2 m de comprimento e pesar 200 kg. A espécie é nativa da Amazônia, ou seja, não habitaria a região onde foi pescado.

A tese para que o peixe tenha sido capturado na região é de que ele tenha escapado de algum lago de um possível criador local.

Como foi a captura

O pedreiro relatou que a pescaria aconteceu na altura do bairro Baiminas, em Cachoeiro de Itapemirim e que a sua intenção, na verdade, era capturar um robalo, mas acabou sendo surpreendido por um movimento estranho às margens do rio.

Achando que se tratava de um bagre africano – outra espécie que não é endêmica da região, Janiel utilizou uma isca artificial para fisgar o pirarucu.

Porém, como o peixe era muito grande, ele não conseguiu tirá-lo sozinho da água e precisou da ajuda de outros homens para puxá-lo.

Uma tarrafa também precisou ser utilizada. Morador de Alto Amarelo, também em Cachoeiro, Janiel carregou o pirarucu nas costas por cerca de 20 minutos até chegar em sua casa.

Pirarucu de quase 50 kg rendeu muito trabalho para o pescador levá-lo até a sua casa — Foto: Reprodução/G1