Paulo César Domingues da Silva, pioneiro do fly fishing no Brasil morre aos 89

Pescador carioca faleceu hoje, 12 de fevereiro de 2021, após o agravamento do câncer no pulmão

Por Alex Koike

O pioneiro do fly fishing no Brasil, o carioca Paulo César Domingues da Silva Pesca faleceu hoje, 12 de fevereiro de 2021, após o agravamento de um câncer no pulmão.

O mestre deixa um imenso legado para pesca esportiva nacional.
Incansável e paciente professor, atendia com enorme disposição e entusiasmos todos que o procuravam para aprender a pesca com mosca.

Ele deixa dois livros. O primeiro, “Pescando com mosca”, se tornou a Bíblia do Mosqueiro, e nele é contado a história dessa modalidade – uma das mais antigas formas de pesca no mundo (sua origem remonta ao século II d.C.).

Paulo ainda ensina a escolher e montar seu equipamento, os cuidados que deve ter, como identificar os vários insetos aquáticos de que os peixes se alimentam, os nós, como arremessar e soluções para problemas na hora de lançar.

Já o segundo livro, “Histórias de um pescador”, traz as aventuras do pescador em diversos lugares do mundo como Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Costa Rica, Belize, México, Flórida e Alasca, em busca do peixe maior, mais bonito e fortes peixes do mundo.

Mais sobre o pioneiro

Nascido no Rio de Janeiro, em 29 de junho de 1931, mesmo dia de São Pedro e do pescador, Paulo César Domingues cresceu cultivando o gosto pela natureza.

No final da década de 40, tomou conhecimento da pesca com mosca nas revistas americanas Outdoor Life, Sports Afield e Field & Stream.

“Ao ver pela 1ª vez as propagandas coloridas nas revistas americanas exibindo as varas, carretilhas e moscas, mostrando a maneira original de usá-los, fui atraído por essa modalidade tanto pela beleza e leveza do equipamento como por sua originalidade”, relembra o pescador.

Apesar de conhecer a modalidade, decorreu um grande espaço de tempo entre tomar conhecimento do esporte, a compra do material e usá-lo. Isto por causa da falta de informação sobre como lançar uma mosca, pois ainda não existiam os vídeos e não havia ninguém que conhecesse o esporte. Outra dificuldade foi a falta de equipamento e o preço deles.

A primeira pescaria com a mosca artificial foi ano de 1955, na Serra da Bocaina, no Rio Paca, onde as trutas arco-íris tinham sido introduzidas pelo Ministério da Agricultura em 1949, trazidas da Dinamarca.

Depois do começo difícil, o pescador viajou para vários locais do mundo, como Argentina, Chile, Bolívia, Costa Rica, Belize, México, Estados Unidos, Kiribati (Christmas Island), e no Brasil para pescar. E foi em uma destas viagens, nos anos 70, que conheceu um dos seus grandes mestres, o famoso instrutor de arremesso de fly, Mel Krieger.

Em 1993, na publicação Bíblia do Pescador, escreveu o artigo “ABC do Fly”, uma dos primeiros textos didáticos. Logo em seguida gravou um vídeo de mesmo nome ensinando os primeiros passos para quem quer iniciar na pesca com mosca.

Este pescador apaixonado, ambientalista, é um exemplo de ser humano. Vai deixar muitas saudades.

Paulo César Domingues, o pioneiro do fly fishing no Brasil, era famoso pela disposição e paciência para atender quem o procuravam para aprender a pesca com mosca.