Três modelos de anzol para isca soft que você deve ter em seu estojo

Com esses acessórios o pescador pode usar a maioria das situações de pesca e montagens

Por Alex Koike

A escolha do anzol certo para a isca soft é fundamental. A união certa entre os dois ajuda a conseguir a fisgada perfeita.

Por isso, selecionamos três modelos desse acessório terminal para que você tenha sempre em mãos no seu estojo de pesca.

O anzol Off Set tradicional é excelente para as softs mais finas e alongadas

Off Set

Agora você vai conhecer mais sobre o este tradicional modelo, que por muito tempo foi o mais usado, e de diversas formas para as mais variadas iscas.

Mas, hoje em dia, vem sendo deixado de lado. Seu formato ainda é muito interessante para as softs do tipo worm e salamandra, que possuem o corpo comprido, delgado e não exigem um anzol com uma grande abertura.

Por ter um formato mais longilíneo, se fixa de forma perfeita aos worms e ainda fica camuflado, menos aparente que os outros modelos, passando uma aparência mais natural.

Com uma abertura maior, o EWG é indicado para craws e criaturas ou outro modelo que possua o corpo mais volumoso

Off Set EWG

EWG é a sigla para Extra Wide Gap, algo como Abertura Extra Larga, e representa muito bem como é este modelo, pois tem uma haste curva, criando uma espaço maior entre a ponta e a haste.

Por causa desse formato, este anzol é ideal para as artificiais volumosas como as criaturas porque na hora da fisgada, a isca desliza pela haste, deixando um vão maior para a ponta do anzol ficar exposta.

No modelo tradicional, esse espaço fica menor, o que pode dificultar uma fisgada quando se usa uma isca de corpo maior.

Ainda falando sobre esse modelo, existem algumas variações.

Um deles tem um peso na haste e é uma alternativa bastante interessante porque ajuda a soft a trabalhar em profundidades maiores.

O EWG pode vir com uma mola, o que aumenta a vida útil da isca, e um peso na haste para ajudar a soft a trabalhar um pouco mais no fundo

Outra composição é a do anzol com uma mola pequena presa ao olho. Essa peça auxilia na fixação e ainda aumenta a vida útil da soft por evitar que a isca deslize sobre a linha ou anzol.

Os modelos com lastro e mola são muito usados para os shads.

O wacky hook tem uma haste curta e grande abertura. Alguns modelos podem vir com antienrosco

Wacky hook

Os anzois dessa categoria costumam ter grande abertura, haste curta e formato arredondado.

Como nessa montagem, ou o neko rig, a isca é presa pelo meio do corpo é importante que o anzol tenha um bom espaço para acomodar a soft e ainda perfurar a boca do peixe.

Esse modelo de anzol também é muito utilizado na montagem drop shot, em que a isca é presa pela cabeça. contribuindo com o trabalho mais real e vivo.
Ainda falando sobre a haste curta, ela vai ajuda a deixar o acessório terminal discreto.

A grande abertura vai ajudar na hora da fisgada