Como fazer um vareiro fácil e barato

Aprenda a fazer esse acessório que vai deixar as suas varas bem organizadas

Uma das melhores formas de guardar a vara de pesca é acondicioná-la em um vareiro. Ainda mais para aqueles pescadores que se orgulham de seus equipamentos e gastam de mostrar aos amigos.

Existem alguns modelos no mercado, alguns de madeira, outros de alumínio ou ainda mesclando os dois materiais. Porém, precisam de um determinado espaço.

Pensando em resolver parte desse problema é possível improvisar esse equipamento que é super prático com uma maneira bem fácil.

Para isso é preciso usar um material que está muito presente em nosso dia a dia: o velcro. Ele é encontrado em lojas de costura e armarinhos.

Além desse material ainda será preciso uma furadeira e uma tesoura. Confira o passo-a-passo abaixo:

Exemplo de medidas para a montagem de um vareiro para cinco varas

1- Compre o velcro, que já vem com as duas partes: uma áspera e uma felpuda. Calcule o número de varas que o vareiro vai comportar, sempre medindo uns 10 cm por vara, ou seja, se for colocar cinco varas deixe uns 50 cm de velcro;

2- Para montar o acessório para cinco varas, compre dois pedaços de 70 cm e em cada extremidade deixe 10 cm excedentes da parte áspera. Dobre-a três vezes e peça na própria loja que coloquem ilhois – aqueles acabamentos de metal par fazer a fixação do vareiro na parede. Fique atendo para que passe um parafuso de tamanho 5;

3-Após marcar a parede na parte superior com distâncias de no mínimo um metro entre as fitas de velcro, fixe os parafusos e coloque em cada ponto o velcro usando o ilhois.

4-Estique bem, marque os furos inferiores e fixe as duas faixas.

5-Com a parte felpuda que sobrou organize as varas. Corte pedaços de 5 e de 10 cm. Os de 10 cm use para a parte que fica próximo ao cabo da vara e a parte de 5cm usaremos para a parte da ponteira.

Ao colocar as varas no suporte, certifique-se que elas estejam o mais reta possível.

No detalhe, as fitas individuais de velcro para prender cada vara