Tocantins prorroga piracema por mais 30 dias. Pesque e solte é permitido

Governo estende o período da piracema, segundo a Portaria publicada no Diário Oficial do Estado em 1º de março

Por Alex Koike

O período da piracema, que terminaria dia 28 de fevereiro, foi prorrogado no Tocantins por mais 30 dias, até 30 de março, segundo a Portaria nº 46 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), em 1º de março.

Fica de fora da portaria a pesca amadora na modalidade, pesque e solte, com a utilização de anzol sem fisga, desde que o pescador esteja portando carteira de pesca amadora.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), justifica a prorrogação por causa da estiagem do ano passado na região da bacia Amazônica.

O baixo índice de chuvas contribuiu para alterar o ciclo reprodutivo das espécies, adiando o início da piracema. Por este motivo, o prazo estabelecido anteriormente não foi suficiente para garantir o repovoamento dos rios.

A portaria ainda reforça que, cabe ao Naturatins adotar as medidas necessárias para estabelecer o período de defeso com o intuito de proteger a fauna e flora aquáticas do Tocantins.

Ainda de acordo com o documento, a pesca exercida nos cardumes nesse período, interfere de forma negativa no equilíbrio biológico e na recuperação do estoque pesqueiro e que o período da Piracema está condicionado a fenômenos ambientais, principalmente, ao ciclo das chuvas que regula a dinâmica de seca e enchente ocorrentes anualmente rios amazônicos.

Ajude a fiscalizar

A população pode ajudar os órgãos de fiscalização a coibir crimes ambientais, especialmente no que se refere à pesca ilegal.

Para isso, basta acessar um dos canais de denúncias do Naturatins. A denúncia pode ser feita de forma anônima e gratuita via internet, no site http://naturatins.to.gov.br, por meio do da Linha verde ou pelo telefone 08000-63-1155