Moro Fishing lança dispositivo para ‘pesca e solta’ de peixes com barotrauma no Pesca & Cia Trade Show

BFDD tem tecnologia desenvolvida no Brasil, em parceria com pesquisadores, universidades e instituições do país

Entre os grandes lançamentos realizados no Pesca & Companhia Trade Show, um dos destaques vai para o dispositivo BFDD (Brazilian Fish Descending Device), com tecnologia totalmente brasileira e com o objetivo de apoiar e facilitar a prática sustentável da pesca amadora. O equipamento auxilia os pescadores a soltar peixes de grandes profundidades, que estão com as bexigas natatórias infladas por conta da mudança de pressão.

O BFDD foi lançado durante a 14ª edição do Trade Show, realizado em São Paulo, pela Moro Fishing em parceria com a Deconto Iscas.

“Nessas condições, mesmo que você queira, o pescador não consegue devolver o peixe à profundidade correta. Então o peixe vai nadar e morrer de alguma comorbidade mesmo colocado de volta na água”, explica Pietro Moro, representante da Moro Fishing .

Utilizando o BFDD, o pescador, ao devolver o peixe para a água, conta com um peso acoplado no equipamento, que permite exemplares de grande profundidade a voltarem para o fundo, no habitat correto deles.

A utilização é simples: basta clipar o dispositivo no maxilar do exemplar que esteja com a bexiga natatória expandida e sem capacidade de natação. Depois é só soltar o peixe com o dispositivo acoplado para que este retorne até a profundidade de captura.

“A pressão da coluna de água irá comprimir naturalmente a bexiga natatória do peixe. Ao observar o retorno da capacidade de natação, é só o pescador dar um tranco na linha para liberar o peixe recuperado sem lesões”, complementa Pietro Moro.

A tecnologia foi toda desenvolvida no Brasil, em parceria com pesquisadores, universidades e instituições, como a Fundação Grupo Boticário. Além disso, 20% da receita do produto vai para o Instituto do Mar, que busca desenvolver novas ferramentas sustentáveis, que visam a conservação dos animais marinhos.

A Deconto Iscas preparou um vídeo mostrando o funcionamento do produto. Confira:

Sobre a Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente-a-frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria, da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.