Projeto de pesca sustentável ganha alcance nacional no Pesca & Cia Trade Show

Desenvolvido pela Universidade Santa Cecília, o Etnopesca coleta informações de pescadores esportivos de todo o país e do exterior, em prol de uma prática pesqueira mais consciente

A 14ª edição do Pesca & Cia Trade Show ajudou a dar voz a um importante projeto de sustentabilidade ambiental. O Etnopesca, projeto guarda-chuva desenvolvido pela Unisanta, aproveitou o espaço da feira para coletar informações de pescadores de todo o Brasil e de países como a Argentina. Os resultados da pesquisa devem orientar o trabalho de ordenamento da pesca esportiva no Brasil.

O Etnopesca é um projeto guarda-chuva com vinte anos de pesquisas relacionadas ao setor pesqueiro. Os trabalhos são desenvolvidos pela Doutora Milena Ramires, professora dos programas de pós-graduação da Unisanta. O foco são comunidades caiçaras que praticam a pesca artesanal, em locais como o litoral de São Paulo e Mato Grosso, e pescadores esportivos.

“A gente acredita que a pesca amadora esportiva tem um potencial muito importante, uma responsabilidade socioambiental muito grande. E a gente gostaria de ter o apoio dos praticantes, dos pescadores esportivos, dos operadores de pesca, nas nossoas pesquisas, para a melhoria de renda de algumas comunidades,” explica a Prof. Dra. Milena Ramires. “A maioria dos entrevistados são pescadores conscientes, especializados. Nossa presença aqui está sendo super produtiva, é uma oportunidade interessante.”

A ideia do projeto Etnopesca é capacitar os pescadores artesanais como guias e condutores de pesca. Além de gerar renda, a atividade pode contribuir para a conservação dos peixes, transformando os caiçaras em agentes divulgadores de práticas mais conscientes, como o “pesque e solte”, as cotas de captura e tamanho mínimo de algumas espécies.

“Nesse contato com as comunidades do cais, alguns pescadores artesanais já não pescam de rede, alguns já trabalham como guia e condutores de pesca. Eles orientam os pescadores esportivos, que se tornam mais conscientes. Esse é o resultado mais importante que obtivemos até agora”, destaca Milena Ramires.

Após o Pesca & Cia Trade Show, que terminou no domingo retrasado (20), o Etnopesca divulgará um link para quem quiser responder a pesquisa online. A divulgação será feita nas redes sociais do evento e do projeto: instagram.com/projetoetnopesca

Sobre o Pesca & Companhia Trade Show

O Pesca & Companhia Trade Show nasceu em 2007 para atender as necessidades do segmento: um evento voltado para o mercado profissional de pesca em que fabricantes, importadores, operadores de turismo pudessem negociar frente a frente com o mercado varejista.

É a maior feira de equipamentos e turismo de pesca, camping, tiro esportivo, cutelaria, da América Latina. Participam do evento expositores, fabricantes e importadores oficiais das principais marcas mundiais do segmento.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net

+55 11 99949-8035

www.onboardsports.net