Prefeitura de Sinop (MT) oferece curso gratuito para condutor de turismo de pesca

Curso terá como público alvo os profissionais do setor da pesca que já atuam, ou pretendem atuar, com a condução de visitantes para a prática da pesca esportiva nos rios e alagados da região de Sinop, Mato Grosso

Dando continuidade aos trabalhos de estruturação do turismo no município, a Prefeitura de Sinop (MT) abre na próxima segunda-feira, 11, as inscrições para o curso de qualificação para “Condutores de Turismo de Pesca Esportiva”.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenado pelo departamento de Turismo, o curso terá como público alvo os profissionais do setor da pesca que já atuam, ou pretendem atuar, com a condução de visitantes para a prática da pesca esportiva nos rios e alagados da região de Sinop, Mato Grosso.

Durante o curso, serão abordados temas como a história da pesca, as legislações, o comportamento das espécies nativas, os termos técnicos utilizados no segmento, entre outros. As aulas, que serão teóricas e práticas, estão previstas para iniciar no mês de agosto.

Segundo a turismóloga do município, Leidiane Viegas, a pesca esportiva tem crescido em Mato Grosso.

“Esse segmento gera uma grande movimentação e circulação monetária, em especial no norte de Mato Grosso, onde existe infraestrutura, principalmente na prestação de serviços. Temos uma rede hoteleira forte, ótimos restaurantes, voos diários e a qualificação dos profissionais da pesca para prestar um bom atendimento ao turista. Fatores que só tendem a somar para essa grande cadeia econômica que o nicho é capaz de gerar”, explica.

De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Turismo de MT, o estado recebe cerca de 80 mil pessoas por ano com a carteira nacional de pescador e cerca de 10 mil com a carteira estadual, expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Fato que, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, tende a corroborar para essa ação criar uma nova realidade em Sinop.

“A formação do lago da usina trouxe uma oportunidade de crescimento desse setor fantástico, e qualificar essas pessoas que trabalham com os visitantes que vêm praticar a pesca, fortalece, ainda mais, o nosso turismo local” ressalta Gonçalves ao pontuar que, além do curso, outras ações para o fortalecimento do turismo de pesca estão sendo desenvolvidas, como o 2º Torneio de Pesca com Iscas Artificiais que acontecerá em setembro, integrando o calendário de ações e festividades alusivas ao aniversário do município.

“Nosso torneio foi extremamente técnico e focou no pescador esportivo, atraindo visitantes, movimentando as lojas de equipamentos esportivos e todo o setor de serviços. Essa é a realidade do turismo, uma indústria limpa que gera emprego e movimenta a economia local” destaca.

As inscrições para o curso de qualificação para Condutores de Turismo de Pesca esportiva iniciam no dia 11 e vão até o dia 29 desse mês de julho e poderão ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (av. das Itaúbas, 3.257, Setor Comercial, segundo piso) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Os requisitos para participação são: ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e residir em Sinop (MT). Serão ofertadas 25 vagas e a previsão para início das aulas é 08 de agosto com duração de 15 dias.

Informações: Assessoria da Prefeitura de Sinop (MT)