Foto: SEDEST

Conheça cinco rios incríveis para pescar

Pesca & Cia traz lista com cinco nomes de lugares que você deve pescar durante a vida

O Brasil é o país do mundo com mais rios. Por isso, naturalmente, esses lugares despertam interesse de pescadores do país e até de outros países.

A grande oferta de peixes, as paisagens deslumbrantes e o clima favorável são alguns pontos que tornam esses lugares mais do que especiais para a prática da pesca esportiva.

Conheça cinco rios brasileiros que podem proporcionar uma pescaria inesquecível!

Rio Paraguai

O rio Paraguai nasce no Mato Grosso, desce pelo Mato Grosso do Sul e deságua no rio Paraná. As cidades de Poconé e Cáceres (MT); Corumbá e Porto Murtinho (MS) são alguns dos lugares preferidos dos pescadores. O rio tem uma extensão de mais de 2600 km e está em uma das áreas mais quentes do Brasil, o que “obriga” o uso do protetor solar. 

Os meses do meio do ano são os preferidos por pescadores profissionais e amadores por duas razões: a ausência do período de defeso e pelas águas estarem mais baixas, favorecendo a pesca de animais como pintados, pacus, surubins e jaús. Ao todo, são 2621 km de extensão. 

Rio Araguaia 

Este rio banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Ele destaca-se pelas belezas naturais, mas também pela diversidade de peixes. Tem 2627 km de extensão. 

Os meses de abril a junho são os favoritos por conta da água estar mais baixa. Dourados, pirararas, filhotes, cachorras, matrinxãs e tucunarés são algumas das espécies mais encontradas. 

Rio São Francisco

O Velho Chico, como também é conhecido, é um dos rios mais famosos do Brasil e da América do Sul, já tendo até tema de novela da Rede Globo. Ele passa por cinco estados: MG, BA, AL, SE e PE. 

O rio São Francisco tem cerca de 150 espécies,e as cidades de Três Marias e Pirapora (MG) são as principais de pesca. Os especialistas pregam que qualquer época do ano é boa para a atividade, exceto no período de piracema. 

Rio Paraná

É o oitavo maior rio do mundo, sendo o segundo da América do Sul. No Brasil, passa por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e, claro, Paraná. Ele serve como separação entre Brasil e Paraguai, mas ainda tem parte dele na Argentina. Não à toa, os três países têm um lugar chamado Paraná. 

O rio Paraná tem quase 5000 km de extensão e tem espécies como piapara, pacu e piauçu. Por outro lado, o local está com a pesca de dourado proibida até abril de 2027. As águas são um pouco agressivas, o que exige cuidado. 

Rio Grande 

Ele é um dos formadores do Rio Paraná, nasce em Minas Gerais e também banha parte do estado de São Paulo. O local é rico em tucunarés, mas a pescaria exige muita habilidade. 

ACOMPANHE A REVISTA PESCA & COMPANHIA NAS REDES SOCIAIS!

Instagram | Facebook | Youtube