Itajaí (SC) cancela Festa do Peixe para doar alimentos ao Rio Grande do Sul

Itajaí (SC) cancela Festa do Peixe para doar alimentos ao Rio Grande do Sul

Pescados que seriam usados na Festa do Peixe, em Itajaí (SC), serão cedidos às famílias vítimas das enchentes no Sul do país

A cidade de Itajaí (SC) não realizará a tradicional festa do peixe, e a razão é nobre. As 10 toneladas de pescados que seriam distribuídas gratuitamente ao público serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A iniciativa recebeu o apoio dos sindicatos dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca).

A festa estava agendada para o dia 29 de junho, no pátio ao lado do Centreventos, em celebração ao Dia do Pescador. Para não deixar a data passar em branco, serão realizadas diversas atividades educativas e de apoio ao setor durante toda a semana.

“Sabemos o quanto é difícil se recuperar após uma calamidade como essa enfrentada pelos gaúchos. Portanto, não temos razões para comemorar” explica Ricardo Augusto dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí.

Itajaí é conhecida como a Capital Nacional da Pesca, com aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e uma das maiores fábricas de enlatados de pescados da América Latina.

Como de costume, os peixes são doados por empresas locais. Voluntários se ofereceram para transportar o alimento até o Rio Grande do Sul, em data ainda a ser definida.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube