No Rio Araguaia, projeto utilizará tecnologia para monitorar vida dos peixes

Projeto utilizará tecnologia para monitorar vida dos peixes no Rio Araguaia

Programa no Araguaia tem iniciativa do Ministério de Pesca e Aquicultura, UFMT, UEG, Neotropical Consultoria e Projeto Piraíba

Um novo projeto financiado pelo Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA) visa estudar as áreas de vida dos peixes no Rio Araguaia. A informação foi confirmada pelo professor e pesquisador Dilermando Lima em entrevista ao podcast Semana7.

O objetivo do projeto é compreender o comportamento dos peixes no rio através de pesquisas, permitindo a execução de atividades de preservação.

“Vamos analisar as áreas de vida dos peixes, ou seja, onde eles se alimentam e se reproduzem, para criar um panorama do uso do habitat pelos peixes. Vamos marcar os peixes, instalar rádios transmissores e acompanhar como os peixes utilizam o Araguaia ao longo de suas vidas. Também vamos ensinar as melhores práticas de pesca esportiva aos guias, mostrando como evitar ao máximo a mortalidade dos peixes decorrente da pesca esportiva”, explicou o professor.

O programa de monitoramento conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Neotropical Consultoria e do Projeto Piraíba.

Para Dilermando, a preservação do rio é motivo de grande satisfação.

“Minha maior alegria como pesquisador é saber que meu trabalho vai garantir a presença de peixes no rio para as pessoas pescarem”.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube