MPA cria grupo de trabalho para monitorar a corvina

MPA cria grupo de trabalho para monitorar a corvina

Membros serão responsáveis pela elaboração de um Plano de Gestão para as pescarias demersais das Regiões Sudeste e Sul, com ênfase na corvina

Foi instituído nesta segunda-feira (1), o Grupo de Trabalho (GT) com a finalidade de subsidiar a revisão das medidas de gestão das pescarias de demersais, com ênfase na corvina (Micropogonias furnieri). O GT foi criado no âmbito do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul (CPG Demersais SE/S).

A demanda surgiu após a espécie ser classificada como ameaçada de extinção, na categoria vulnerável (VU), durante as oficinas de avalição do risco de extinção das espécies nacionais.

Sendo uma das espécies pesqueiras mais estudadas no país, a corvina possui características biológicas que favorecem sua abundância nos desembarques mesmo sendo considerada uma pescaria complexa e dinâmica, já que a captura deste recurso ocorre tanto por frotas industriais quanto artesanais, ao longo de diferentes estados do litoral do país.

Nas frotas industriais, a espécie é capturada principalmente pelas embarcações de arrasto de parelha e emalhe de fundo, e nas frotas artesanais, pelas embarcações de emalhe.

O grupo é composto por representantes das instituições que são membros do CPG Demersais SE/S e terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube