A explicação está relacionada ao diâmetro da linha usada; entenda!
Por que a boia “nada sozinha” no pesqueiro? Esta é uma dúvida comum. E a observação varia de pescador mais experiente para o novato. Mas saiba que a causa do problema está, na maioria das vezes, relacionada ao diâmetro da linha.
Se a linha for muito grossa, a boia no pesqueiro será carregada mais facilmente pelo vento ou pela corrente d’água. O volume maior é mais fácil de ser locomovido.
Se isso acontecer com freqüência, uma boa pedida é usar linhas de diâmetros menores, que oferecem menor resistência, cortando melhor a água do pesqueiro.
Caso seja fundamental ter uma linha resistente, use a multifilamento, que é muito mais forte quando comparada com a linha monofilamento de mesma espessura. Alguns pesqueiros proíbem a multifilamento.
Manter a boia por mais tempo estática significa não chamar a atenção dos peixes a movimentos alheios. Os “alvos” estarão mais preocupados em atacar a isca.
Mas vale destacar que em um dia de muito vento, a boia acabará se locomovendo. Aí não há o que fazer, a não ser mudar a modalidade de pesca.