Existem pelo menos duas referências a este termo. Confira!
Afinal, o que é o tal “padrão do peixe?”. Isto é muitas vezes citado por pescadores em algum comentário sobre o antes, durante ou depois de uma jornada. Existem dois prováveis significados.
Em resumo: quando alguém se refere ao padrão do peixe nada mais é do que sobre o “comportamento” do animal em determinado dia e em determinado local.
O pescador observa em qual profundidade estão se dando as ações. Para aí escolher as melhores iscas e, em caso de artificial, saber em qual velocidade trabalhar.
Sabe quando alguém fala: “o peixe estava ativo”. Ou ainda “estava manhoso”. Isto tem relação com o padrão que ele estava atacando.
Outra referência é sobre o tamanho e o peso da maioria dos exemplares capturados. Por exemplo, em determinado ponto saíram tucunarés de 50 a 55 cm. Então, este era o “padrão” do peixe, e que havia, portanto, um cardume de exemplares similares no momento das ações.
Sendo assim, dá para ter dois padrões numa só pescaria. Um exemplo: “peguei 10 tucunarés de 50 cm com isca de superfície, porque eles estavam bem ativos”.