Espécie é bastante comum em todo território brasileiro; mas sua origem é estrangeira
As tilápias são peixes africanos da família Cichlidae. Foram introduzidos no Brasil no começo da década de 1950 (a rendalli) e 1970 (Nilo). Mas são conhecidas pelos antigos egípcios já em 2000 a.C.
Tilápias peixes de hábitos alimentares onívoros, tendendo a comer mais ervas (herbívoros). Embora possam consumir o que estiver disponível, como plâncton, insetos, vermes e ovos ou alevinos de outros peixes.
No Brasil, as tilápias são encontradas desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul. Elas vivem em lagos e em represas ou ambientes de água parada.
Se o ambiente for favorável e houver abundância de alimentos e temperatura ideal, as tilápias chegam a reproduzir até quatro vezes em um ano.
As tilápias executam o chamado cuidado paternal até seus filhotes poderem se virar sozinhos. Se um predador não controlar suas populações, tendem a reproduzir de tal forma que somente sobram peixes pequenos ou nanicos.
Podemos dizer que é um peixe bastante disseminado no planeta. A explicação fica por conta do potencial para o cultivo. Elas se adaptam facilmente a qualquer ambiente (inclusive a baixos níveis de oxigênio na água) e ser resistente a altas temperaturas.