Para poder ter o melhor desempenho com o uso do equipamento, vale a pena entender como funciona o freio magnético
Fazer a melhor regulagem da carretilha implica em compreender o funcionamento do freio magnético que os modelos possuem.
O freio magnético é composto por uma placa metálica que oscila entre os dois pólos de um eletroímã. Isto gera uma variação do fluxo magnético através da placa.
Em uma carretilha isto se trata de um controle adicional que age em forma de imãs sobre o carretel, ajudando a freá-lo de maneira homogênea.
Quanto maior a numeração do freio magnético, maior é a sua ação e menor é a rotação do carretel no arremesso. Isto significa que se a roldana estiver no nº 1, o carretel está totalmente livre.
Para os iniciantes na utilização de carretilhas o prudente é utilizar totalmente preso (nº 10) e conforme vai praticando, ir liberando. Isto é um conceito básico.
Para quem já tem uma habilidade maior com esse equipamento, vale lembrar que em algumas situações como: vento forte, iscas leves, linhas de diferentes espessuras, dentre outras é prudente utilizar o freio magnético um pouco mais fechado para controlar melhor o arremesso.