Especialista de uma grande marca mundial cita os fatores que colocam em risco o equipamento
Existem pelo menos três razões que explicam o porquê a vara de pesca quebra durante uma pescaria. Quem as explica à revista Sport Fishing é Trey Epich, gerente de planejamento da Shimano.
1)A primeira causa é que a vara pode ter sido danificada durante o trânsito ou por algum manuseio mal feito. Logo, esta falha não é visível. O pescador somente se dá conta quando, durante o embate com o peixão, o equipamento quebra.
2) O contato com um local altamente aderente no momento da briga com o peixe. Imagine que no momento que o equipamento é forçado ao seu limite, ele entra em contato com a borda da embarcação ou por algum motivo acaba enroscado. É fatal. O rompimento é imediato.
3) A causa mais comum é a incompatibilidade dos equipamentos envolvidos. Quando o pescador usa uma linha forte de mais para uma vara com menor resistência, o risco de quebra é enorme. Epich deixa claro. O pescador nunca deve se perguntar se durante a briga com o peixe a vara se quebrará apenas porque empregou muita força. Porque se isso ocorrer, algo foi feito errado na formação do conjunto.