Isca viva é uma das preferidas por quem vai em busca de dourados e peixes de couro
Por Cássio Fernandes
A pesca com tuvira é muito comum. Existem vantagens de mantê-la bem amarrada. Geralmente usamos esta isca para atrair os dourados e os peixes de couro. Qualquer detalhe faz a diferença para ter sucesso e fisgar os maiores.
Quando utilizamos a tuvira na pesca com iscas naturais, tanto pescando de rodada ou apoitado, é muito importante mantermos a isca amarrada ao anzol, pois assim o peixe não conseguirá roubar a isca facilmente. Acredite: exemplares menores podem dar uma investida e facilmente arrancá-la do anzol. Ou mesmo um peixe grande, que dá apenas uma mordida de “verificação” e vai embora.
Outra vantagem de amarrar a isca é que ela sempre estará sempre com o corpo esticado. Porque se a tuvira morrer e, obviamente, perder os movimentos, ela estando “reta” seguirá atrativa. E se estiver viva, mesmo que faça movimentos intensos para se desvencilhar do anzol, não irá ficar em posição menos atrativa.
Uma maneira simples e eficaz para amarrar a tuvira é passar uma linha de baixo diâmetro pelo olho do anzol fixado a isca, e assim dando uma simples volta pelo corpo dela. Desta maneira sua isca ficará o mais natural possível, tornando suas fisgadas mais certeiras.