Conheça um pouco da história de um verdadeiro mestre do atado da pesca com mosca e que faleceu em junho de 2019
A descoberta do fly fishing era considerada por Nelson Borges “um acidente de percurso”. Ele viu a modalidade pela primeira vez em uma revista norteamericana, a Field Stream – que sempre comprava quando podia.
Em uma das edições, Borges viu uma reportagem em que era explicada a montagem de uma mosca seca, e conhecida Royal Coachman. Foi nesse momento, encantado com aquele processo, que ele deu os primeiros passos no atado.
Sem o material adequado, ele utilizou uma pinça hemostática, colocada num plano inclinado em pedaço de madeira. Ele prendeu o anzol e começou a montar. Como não tinha os anzois específicos, usou os tradicionais e os aquecia para endireita-los. Os materiais para atar foram conseguidos ao tirar alguns fios das meias da esposa.
A partir daí, o atado de mosca virou um vício, praticando quase todos os dias. Passou a comprar livros e sua biblioteca pessoal teve mais de 400 obras sobre o assunto.
Para aprender arremessar o pescador comprou um livro de arremesso de Lefty Kreh – um dos maiores nomes da modalidade no mundo. Durante o dia ele estudava e à noite ia para uma avenida famosa em Campo Grande (MS), com gramado, e ficava treinando os arremessos. Enquanto isto a esposa ficava sentada em um banco e tentava corrigi-lo.
Anos mais tarde tornou-se um profissional. Ele ficou conhecido por meio das reportagens em revistas especializadas, sendo a primeira vez em que apareceu em uma foi na Pesca & Companhia.
Entre as moscas que ele mais gostava de fazer eram as os hair bugs e os streamer para dourados. Ele também tem algumas criações, como o gafanhoto inspirado num mosca chamada Mac Salmon, só que com tamanho e colocação de uma asa mais visível. Ela proporcionava um resultado absurdo com as piraputangas.
Nelson Borges de Barros Filho, pescador sul mato-grossense, faleceu no dia 2 de junho, decorrente de um câncer no estômago, deixando um grande legado e alunos espalhados pelo Brasil inteiro.
Este pescador apaixonado, extremamente detalhista, com técnica apurada e um dos grandes nomes do fly fishing nacional vai deixar muitas saudades.