Editor técnico da Pesca & Companhia relata como produz as suas próprias iscas empregadas na pesca aos marlins
Por Tuba
É muito difícil conseguir boas iscas para a pesca de marlins e outros peixes oceânicos no Brasil. Por este motivo resolvi fabricar as minhas próprias lulas artificiais.
Usei uma isca como modelo inicial. Se desejar, é possível fazer algumas modificações com massa plástica, reduzindo ou aumentando o comprimento.
Usando silicone RTV fiz um molde de uma única. Como o silicone é bem macio e flexível é possível remover a peça facilmente.
As primeiras peças que eu tirei tinham muitas bolhas, principalmente as que eu usei resina epóxi. Para solucionar o problema, modifiquei uma panela de pressão removendo a válvula de segurança e o pino de alívio colocando um bico de pneu, com uma bomba de encher pneu de bicicleta e um manômetro. Coloquei 50 lb de pressão na panela e deixei a resina endurecer. O resultado foi perfeito.
Para colocar inserts refletivos ou holográficos dentro das iscas, fiz outro molde com uma peça que se encaixaria dentro do molde principal.
Para a montagem, basta colocar o insert dentro do molde, despejar a resina, colocar na panela e presurizar com 50 lb.
O acabamento é dado com lixas d´água de várias granulações (primeiro a 280, depois 400, 600 e finalmente 1200) e massa de polir.
Para finaliza, é só colocar as saias, o anzol e pescar.