Veja como consertar seu equipamento de forma simples e sem gastar muito
É uma das situações mais chatas que podem acontecer a qualquer pescador, assim como quando você está com sua estimada vara e percebe que o anel da ponteira saiu com o nó do líder ou, por algum descuido, quebrar o blank um pouco abaixo da ponteira.
Muitos já encostam o equipamento e só arrumam quando voltam da pescaria. Mas se o pescador está somente com dois conjuntos e acontece este imprevisto logo no primeiro dia de pescaria?
Fatalmente terá que pedir uma emprestada ao parceiro uma vara emprestada, isso se ele estiver com uma sobressalente. Para evitar este transtorno seguem algumas dicas para resolver este problema de imediato.
A primeira sugestão é ter um kit reparo com:
– 3 ponteiras, 6 x 2.0mm tubo, 6×2.2mm, 6×2.4mm. Se for possível uma com o tubo 3.0 mm (essa é para casos em que a vara venha quebrar entre os passadores)
-1 cola de ação rápida que pode se adquirida em qualquer papelaria ou super-mercado
– 1 alicate, que todo pescador tem em sua tralha
– 1 pedaço de lixa ou canivete que sirva para raspar com cuidado
– 1 isqueiro
Passo-a-passo
1º- Com o auxílio do isqueiro, esquente a parte do tubo da ponteira e puxe com o alicate. Limpe o local, se houver necessidade, passe a lixa fina, coloque a cola e fixe a ponteira na posição. Antes de colar confira se ela está alinhada com o passador anterior, pois a cola rápida pode colar fora da posição. Vale lembrar que o correto é colar com resina bi-componente apropriada, mas isso seria difícil fazer em um barco.
2º. Se a vara quebrar abaixo da ponteira, fixe uma ponteira nova ou tente afinar delicadamente o local com a ajuda de uma lixa ou com canivete. Se você não tiver o kit reparo e use a mesma ponteira.