Conquistar o recorde da IGFA de alguma espécie numa determinada categoria é uma façanha. Mas e se sair um peixe “estranho”, pouco comum de ser visto? Vale também!
Cinco recordes de peixes estranhos homologados pela IGFA:
1- Marbled goby (Oxyeleotris marmorata)
Peso: 2.226 kg
Localização: Tailândia
Data: Outubro de 2012
Pescador: John Merritt
Sobre a espécie: Nativa de algumas partes da Ásia, este é provavelmente o maior dos gobies. Esta espécie é vendida no comércio de aquário, mas também é pego como um peixe de alimentos e amplamente considerado uma iguaria. O goby marmoreado habita águas salobras e também entra em florestas e rios inundados.
2- Kobudai (Semicossyphus reticulatus)
Peso: 14.15 kg
Local: Shiroura, Japão
Data: Julho 1999
Isca: caranguejo
Pescador: Shunzo Takada
Sobre a espécie: O kobudai, também conhecido como o sheepshead asiático, é encontrado somente ao longo da costa do sul do Japão, Coréia e Mar da China Meridional. É um dos maiores wrasses (família Labridae). Se alimentam de moluscos, crustáceos e ouriços do mar.
3 – Spinyhead Sculpin (Dasycottus setiger)
Peso: 453 g
Local: Uljin, Coréia do Sul
Data: fevereiro de 2014
Pescador: Phillip W. Richmond, Jr.
Sobre a espécie: Centenas de espécies de sculpins são encontrados em todo o mundo. Eles são tipicamente agressivos e facilmente enganchados.
4 – Tubarão-anjo japonês (Squatina japonica)
Peso: 9 kg
Posição: Hiratsuka, Japão
Data: fevereiro 2013
Isca: carapau cortado
Pescador: Yusaku Nagai
Sobre a espécie: Semelhante ao tamboril europeu, esta espécie de tubarã- anjo convive com a pesca comercial, já que sua carne é muito apreciada no mercado asiático.
5 – Enguia-enfermeira (Echiophis punctifer)
Peso: 7.25 kg
Lugar: Port Mansfield, Texas
Data: Agosto 2004
Isca: salmonete
Pescador: Taylor Ashley Walker
Sobre a espécie: Um membro da família da enguia de serpente do Atlântico (e conhecido como uma enguia do caranga no Texas). Pode habitar baías rasas e lugares mais tranquilos.