Pescaria de tucunaré em São Simão (GO)

Cravado em pleno sertão de Goiás, o Rio Paranaíba reserva pontos excelentes para a pesca de uma das nossas espécies favoritas: o tucunaré-azul

Por Maicon Bianchi

O município de São Simão, localizado no Centro-Oeste brasileiro, fica no estado de Goiás. A cidade possui aproximadamente 20.000 habitantes. A história do município de São Simão está diretamente ligada ao Rio Paranaíba, com belas imagens proporcionadas pela natureza e um cenário paradisíaco para turistas e moradores locais.

Às margens do Lago o município foi reconstruído após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, O lago, formado pela barragem da hidrelétrica, ocupa uma área de 674 km2, com um volume de 17 bilhões de m3 de água, formando várias grotas, ilhas e praias, um extraordinário potencial de turismo voltado para pesca esportiva.

Na parte de baixo da barragem o Rio Paranaíba segue seu curso formando a Hidrovia Paranaíba-Tiete-Paraná é uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias da região Centro-Oeste, principalmente de Goiás, em direção às regiões Sul/Sudeste.

E nessa área do rio forma muitas estruturas interessantes para o nosso peixe alvo o tucunaré, como: lagoas marginais, locais espraiados, grotas e muitas vegetações alagadas formando um excelente local para a pesca esportiva.

A convite do amigo Tuenio Costa, pescador e morador da região há anos, fomos em busca dos grandes tucunarés azuis do Rio Paranaíba.

A íntegra desta reportagem você confere na Edição 294 da Pesca & Companhia!