Ação faz parte de um movimento mundial, conhecido como World Clean Up Day, que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou no último sábado (16) uma ação de limpeza de rios e praias, que resultou no recolhimento de aproximadamente 810 kg de resíduos.
A atividade contou com a participação de cerca de 240 pessoas, entre instituições e voluntários, que atuaram em cinco locais estratégicos do município. A iniciativa teve início às 9h e foi conduzida por servidores públicos, voluntários e diversos parceiros engajados na preservação do meio ambiente.
Essa ação faz parte de um movimento mundial, conhecido como World Clean Up Day, que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
Em Caraguá, a iniciativa buscou conscientizar a população local e turistas sobre a importância de cuidar dos recursos naturais. Anualmente, a Prefeitura se envolve nesse movimento, mobilizando a cidade toda.

Neste ano, ação contou com a colaboração de diversas organizações, tais como o 85° Grupo Escoteiro do Mar Caraguatá, o Instituto Surfé, a Etec, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Guarda Mirim Municipal, o Rotary Club de Caraguatatuba – Poiares, o Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg), em parceria com o CRECISP – Conselho Regional de Corretores Imobiliários do Estado de São Paulo, Grupo Destaque Fiat Caraguatatuba, Sabesp e voluntários como o Guardião das Costeiras, Giliard Ferreira.
Além desses, também estiveram engajados o vereador Cristian Bota, a Polícia Militar Ambiental, representantes da Marinha do Brasil, 65° Seção OAB e Marina Vai da Pesca.
Durante a ação, foram recolhidos diversos materiais prejudiciais ao meio ambiente como o plástico, isopor, latas de metal e bitucas de cigarro. Esses resíduos representam um risco letal para a fauna e a flora local, sendo especialmente perigosas as bitucas de cigarro, que são tóxicas.
Os trabalhos de limpeza abrangeram a foz do rio Juqueriquerê, a praia do Indaiá (próximo ao quiosque 32), o rio Santo Antônio (em frente ao Teatro Mário Covas), a praia do Centro (em frente à Secretaria de Turismo), a praia do Aruan e a praia do Camaroeiro, que também envolveu a limpeza do mangue. Os voluntários receberam kits com coletores e luvas para auxiliar na coleta dos materiais.
VEJA TAMBÉM:
Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg
Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras
A Prefeitura destaca a importância dessa ação para despertar um senso de proteção e conscientização ambiental na população. Os resíduos plásticos, por exemplo, não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também afetam os animais. Além disso, apenas duas bitucas de cigarro contaminam as águas de forma equivalente a 1 litro de esgoto.
A Prefeitura reforça o pedido para que a população pense nesta questão não apenas durante as ações ambientais, mas ao longo de todo o ano, para que haja uma verdadeira mudança ambiental.
Informações: Prefeitura de Caraguatatuba
Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!