Ministério da Pesca ‘abre’ temporada de competições no Brasil

MPA irá elaborar um calendário de campeonatos

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou que está elaborando um Calendário Nacional de Campeonatos de Pesca Amadora/Esportiva em 2023. Quem quiser divulgar o seu campeonato de pesca, basta preencher um formulário disponível no site da entidade. 

Este formulário também serve para reunir informações, junto aos organizadores, sobre os principais gargalos que impedem o desenvolvimento da pesca amadora/esportiva e sua regularização junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura. 

Veja também

Grupo técnico da pesca propõe recriação de Ministério ao novo governo

Amazonas debate políticas públicas para pesca esportiva

Ministro da pesca traça aumento de exportações como objetivo

O objetivo desse trabalho é desenvolver o setor pesqueiro amador/esportivo, dando visibilidade para as entidades organizadoras que atuam de forma regular, garantindo a sustentabilidade da atividade, dentro das regras de ordenamento, monitoramento e registro. A proposta busca ainda fomentar o turismo das regiões, por meio da ampla divulgação desses campeonatos. 

O Ministério da Pesca e Aquicultura foi criado em 2009, também em um governo Lula.  Ao longo de sete anos e três meses, foram seis ministros. Altemir Gregolin, por sua vez, foi o primeiro e ficou à frente da pasta entre 2009 e 2010. Já de 2015 a 2022, a pasta foi uma secretária da agricultura. O advogado André de Paula é o atual ministro da pesca.