Existem três erros comuns na pescaria que, mesmo os mais experientes, cometem. O negócio é lembrarmos sempre deles para evita-los a todo custo
1- AFROUXAR DEMAIS A LINHA NO FINAL DA BRIGA
Depois daquele duro embate, o pescador já está mais preocupado com a foto. Então, por distração, afrouxa a linha. Automaticamente o anzol ou a garateia acaba “bambeando” na boca do peixe que, num último “gás”, consegue se desvencilhar. É a “água no chopp”. Por isso mantenha sempre a linha tensionada!
2 – DEDO NA CARRETILHA
São horas a fio esperando um ataque. Quando ele se dá, o pescador não se aguenta de ver a linha saindo a toda velocidade da carretilha. Muitas vezes, por instinto, coloca o polegar e impede a saída da linha. Aí costuma acontecer duas situações: ou rompe a linha, ou frita o dedo do sujeito, a ponto de impedi-lo de continuar pescando.
3- NÃO DESCARTAR A LINHA PUÍDA
Muitas vezes o peixão brigou em locais com pedras na profundeza. A linha raspou na estrutura diversas vezes. Não se esqueça de após cada embate verificar o estado do fio. Se ele estiver puído, na próxima ação certamente irá estourar.