Estado de São Paulo investe R$ 18 milhões em turismo náutico

Treze cidades paulistas, localizadas à beira de rios, lagos e represas, vão receber esse aporte.

Nesta quinta-feira (08/09), na Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, foi assinado o compromisso de ordens de serviço para implementação de estruturas náuticas em cidades paulistas. O objetivo é o desenvolvimento do turismo nas cidades de Fartura, Timburi, Rosana, Avaré e Pederneiras.

O projeto também será realizado em Piraju, Sales, Araçatuba, Mira Estrela, Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Rubinéia e Três Fronteiras.

A construção das obras começou no início de setembro e inclui passarelas, estruturas flutuantes e sistemas de ancoragem. As infraestruturas estão previstas para serem concluídas no final do ano.

“Estamos felizes! Quando se fala na minha cidade, a primeira coisa que as se comenta é sobre a nossa represa. Estava faltando essa estrutura, o governo de São Paulo tem nos ajudado bastante”, comentou Joselyr Benedito Silvestre, prefeito de Avaré.

Com esse investimento, o número de excursionistas, que atualmente não passa de 1,7 milhões por ano nos 13 municípios, chegará a quase seis milhões em dez anos, de acordo com estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

“Vamos transformar São Paulo em uma potência mundial de turismo, temos mais demandas do que ofertas. Não podemos demorar mais, é um setor que pode gerar muitos empregos e movimentar a economia”, declarou Vinicius Lummertz, Secretário Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo.

Estima-se que uma instalação de apoio náutico para 300 embarcações tenha o impacto de R$ 141 milhões por ano na economia local e garanta 780 postos de trabalho, de acordo com a Acobar/Lidera Consultoria.