Pressão barométrica na pesca muda alguma coisa?

Confira a opinião de nossos staffs sobre este tema e saiba se vale a pena investir num equipamento para conferir estas condições

Pressão barométrica na pesca muda alguma coisa? Afinal, muito pescador se atém a isso e outros nem fazem questão. É claro que ninguém deve deixar de pescar porque o valor registrado no aparelho é menor ou muito maior daquele que é considerado promissor. Vale estudar e pesquisar.

“A pressão alta na véspera da entrada de uma frente fria vai proporcionar a melhor condição de pesca, com os peixes em frenesi”, resume Guilherme Monteiro.

Confira esta opinião e a de outros especialistas sobre este tema: 

Guilherme Monteiro

Sempre levo em consideração e inclusive influencia a data em que escolho minhas pescarias. Fico acompanhando e procuro ter flexibilidade. Acredito que existe uma influência muito grande em região a Sul, sobretudo na pesca de traíras e também de dourados.

A pressão barométrica, na minha opinião, é um dos fatores mais fundamentais para estabelecer o comportamento do peixe. Acima de 1010 hPa está boa, acima de 1020 hPa, ótima.

No Inverno, temos incríveis 1030 hPA, o peixe está incrivelmente ativo. E isso não é mais uma desconfiança, é uma certeza que tenho. Há sete anos que estou fazendo apontamentos sobre isso. A pressão alta na véspera da entrada de uma frente fria vai proporcionar a melhor condição de pesca, com os peixes em frenesi. 

Alex Koike

Entendo que é válido levar em consideração. Mas, para que dê certo, o pescador deve fazer um estudo bem particular do local onde vai pescar e anotar tudo, ter os valores de referência e aí sim tirar suas conclusões.

Pepe Mélega

Eu levo sim, mas não deixo de pescar. Observo, registro e vejo que há diferenças, principalmente na pescaria de robalos. O valor estável entre 1014 e 1017, estando no nível do mar, é a minha referência. 

Domingos Bomediano

Em razão de não pescar no mar, não costumo levar em consideração os possíveis efeitos da variação de pressão! Contudo, apesar de não estar totalmente convencido de uma atuação muito destacada em ambiente de água doce, percebo sim, alguma influência!

A alteração na pressão barométrica indica uma mudança no clima e a chegada de uma frente fria