O que é pescar dourado ao golpe?

Esta é uma técnica termo que desperta a curiosidade de quem não a conhece

O que é pescar dourado ao golpe? Este é um termo (a lo golpe) bastante empregado na Argentina,  sobretudo na região de Esquina, na província de Corrientes. Não tem nada a ver com uma agressão ao peixe. Mas sim ao fato de “surpreender” o predador e fazê-lo atacar pelo instinto. 

O golpe consiste em fazer lançamentos com iscas vivas, principalmente as tuviras, com o barco à deriva em pontos posicionados próximos da margem, principalmente contra o barranco. Assim que a isca começa a afundar, o pescador deve fazer o recolhimento de maneira contínua e alternar a velocidade até encontrar um “padrão de ataque”.

Usar chumbo ou não vai depender da profundidade do local e da presença de estruturas. De modo geral, não há emprego e o próprio peso da isca irá facilitar o arremesso. 

Um detalhe importante é sempre manter a carretilha ou molinete “travados”, assim que a isca caia n’água, uma vez que o ataque pode se suceder imediatamente e neste instante, quem pode ser surpreendido na verdade, é o próprio pescador. 

O dourado é um peixe saltador e que não se entrega fácil quando acaba fisgado