Recurso é fundamental para dar mais chances ao pescador no embate onde há estruturas cortantes
Por Lester Scalon
Certa vez quase perdi um douradão, porque o líder tinha somente 1 m. A linha ficou toda ralada por conta do atrito com a pedra. Por isso, fica a dica: use líder na pesca para não perder o troféu.
O líder é um recurso muito útil para os pescadores, pois facilita e dá segurança na pescaria em muitas situações. Sugiro ao leitor que dê preferência ao fluorocarbono, que é mais resistente. Vou listar algumas situações em que não podemos abrir mão dos líderes:
-Quando o pescador necessita de transparência e está pescando com multifilamento em águas limpas.
-Quando está pescando com multi em locais com muitas pedras, pois ele arrebenta fácil se houver atrito.
– Usando líder evitamos que a garateia fisgue o multi, quando se pesca com iscas de superfície.
– Quando se está com um multi muito fino e se quer mais resistência contra a abrasão, usa-se um líder mais resistente que a linha.
– Quando pescamos com monofilamento, é bom pescar com líder, para dar mais resistência à abrasão com pedras e paus, e ter uma linha mais grossa na hora de tentar embarcar o peixe com a mão ou alicate.
Ganha-se tempo levando o líder pronto de casa nas carretilhas.
Normalmente uso um líder mais resistente que a linha, a não ser que não necessite da resistência da linha pela espécie ou tamanho dos peixes. Aí pode ser mais fino e mais fraco que a linha.
Dependendo da situação, o líder pode ser maior ou menor, mas normalmente uns 2 metros são suficientes.
Acredito que o alicate de corte ou tesoura e isqueiro são acessórios indispensáveis para confeccionar um líder.
Muita gente reclama do barulho do nó nos passadores. Eu particularmente detesto e muitas vezes protelo em usá-lo por esse motivo.