Nos dias que elas estão mais manhosas, vale a pena investir nestas técnicas
Por Alexandre Olo
Para pescar tilápia em pesqueiros sem o uso de boia, devemos recorrer a alguns macetes. Estes irão nos ajudar no visual e ainda deixar a linha praticamente livre, somente com o anzol na sua extremidade.
• Linha colorida
Em muitas ocasiões perdemos a fisgada por não conseguir visualizar o momento em que a tilápia está carregando a isca. Então, consequentemente, movimentando a linha.
Sendo assim, na hora da montagem, o ideal é utilizar um pedaço de monofilamento de cor fluorescente (laranja ou verde) de mais ou menos 40 cm, que deve ficar entre a ponta da vara e a outra parte da linha que vai até o anzol. Mesmo em dias em que há incidência de ventos, ainda assim é bem eficaz para pescar tilápias em pesqueiros.
• Bolinhas de EVA
Consiste em colocar na linha três ou quatro bolinhas de EVA colorido que devem ser reguladas para flutuar na barriga da linha. Sendo que a última deve tocar a água, pois assim que ela afundar indicará a hora certa da fisgada.
Em situações com incidência de vento, para um melhor resultado na pesca de tilápias em pesqueiros, o ideal é que em vez de flutuar na barriga da linha, boiem sobre a água.
A montagem pode ser feita com um ou dois anzois, de preferência pequenos. Utilizo os modelos Tinu (Crown) nº 5 ou 6, porém o modelo Maruseigo de tamanho proporcional também funciona muito bem.
Se a montagem for feita somente com um anzol, é só amarrar no final da linha. Mas se o pescador optar por usar dois anzois, o uso de um pequeno girador triplo pode ser bem interessante.