O que você precisa saber para pescar atum-amarelo

Espécie é uma das mais cobiçadas do litoral brasileiro e tem algumas peculiaridades para ser pescada

Você pode pescar o atum-amarelo o ano inteiro. Sendo que a melhor época é entre os meses de novembro a janeiro em Cabo Frio (RJ) e no Royal Charlotte Bank (BA). Também de maio a julho pode ser pescado em Fernando de Noronha (PE).

Como os cardumes de atuns são muito rápidos, a melhor maneira de capturar os grandes é o corrico. Outras opções são a pesca de arremesso no popper ou a vertical com jumping jigs.

Podem-se usar conjuntos de pesca oceânicos de classe 30 a 130 lb. A carretilha deve ser abastecida com 700 m de linha, no mínimo. Por ser um peixe extremamente forte, a corrida inicial é intensa e longa. O normal é levar cerca de duas horas em uma briga com um exemplar de uns 100 kg, no equipamento de 50 lb.

Esses peixes nadam no drop off da plataforma continental, com profundidades entre 120 e 400 m, sempre procurando  bonitos e atuns- pretos, sua comida favorita.

É muito importante acertar a maneira e a velocidade de corrico. É recomendável  que o capitão da embarcação navegue de modo a descrever um ziguezague.

Faça o barco entrar e sair na plataforma continental, com a velocidade de 8 e 9 nós quando estiver usando iscas artificiais e de de 6 a 8 nós, no caso das iscas naturais.

O atum-amarelo pode chegar a respeitáveis 100 kg; por isso, use o equipamento correto