Não é somente as mais rápidas que tem grande serventia, como muitos podem imaginar
Para que serve vara mais lenta? No Brasil, ainda existe um conceito errado de que vara boa é a que apresenta ação rápida. Mas é importante ressaltar que cada ação de vara tem uma função. Por isso, ter variedade de equipamento à disposição
As varas moderadas e lentas apresentam desempenho superior em alguns tipos de arremesso, como o flip cast. Elas também ajudam a lançar iscas leves. E no trabalho de algumas iscas artificiais como as crankbaits, spinnerbait e vibrations apresentam uma performance superior.
A vara mais lenta também ajuda a proteger linhas finas de quebrar num golpe mais seco e ajudam a evitar que o peixe escape no pulo.
Além disso, a vara mais lenta transmite mais sutileza. Um peixe mais arisco ao perceber uma resistência tendem a fugir imediatamente.
Um exemplo clássico é na pesca de bagres em rios. Ao perceber a ação do peixe, o pescador precisa dar um tempo para que ele acomode melhor a isca na boca. Aí sim executar a fisgada. Alguns pode pensar que a vara mais lenta não terá a mesma precisão de uma mais rápida para esta função. Não é verdade!